sábado, 13 de agosto de 2011

Em tempos de estresse a alternativa talvez seja meditar!

     Recentemente realizei um curso básico/introdutório sobre meditação (teoria e prática) e achei muito interessante. 
     Uma das coisas que pude aprender foi a importância da respiração e também a diferença entre meditação x relaxamento. Pois a  ideia da meditação é a de que o bem-estar parte da sensação da consciência para o corpo físico. Já no relaxamento o intuito é de que o bem-estar parte da sensação do corpo físico para a consciência. 
     Realizei alguns exercícios em aulas e entendi que desde a  postura  (lótus, zafu, zeiza, etc) até a posição das mãos, tudo tem um significado. O tempo para a prática pode variar e deve ser aumentado gradativamente, tudo respeitando o limite de cada um, pois não deve ser algo forçado e sim prazeroso.
     Como foi um curso rápido, fiquei interessada em aprofundar o meu aprendizado neste tema e fui em busca de algum livro que respondesse mais algumas questões que não foram totalmente respondidas no curso e encontrei um livro muito interessante, que de maneira objetiva e bem humorada explica muito sobre a meditação.  A primeira dica de leitura deste blog  é o livro: "Meditação em 3 minutos", o autor é David Harp. Ele ensina que podemos realizar exercícios que iluminem a nossa  mente e com isso podemos adquirir um autocontrole, consequentemente um autoconhecimento.
Citarei uma parte do livro como forma de reflexão: "Uma das formas mais importantes de 'expandirmos nossos limites' é a tentativa de aprendizado do que é 'verdadeiro' a respeito de nós mesmos, em vez da tentativa de nos protegermos da dor. Isso seria bem mais fácil de fazer se a verdade fosse sempre agradável".
      Resolvi compartilhar esse tema, pois me considero uma pessoa muito ansiosa e sempre busquei melhorar este aspecto em mim. Sendo assim, o curso e posteriormente a leitura vieram de encontro ao que buscava. Mas não consigo realizar ainda todos os exercícios diariamente, mas de alguma forma serviu para ampliar os meus conhecimentos e ter mais consciência sobre a minha respiração e o quanto podemos nos beneficiar deste momento, de estarmos "no aqui e agora", sem antecipar e/ou se preocupar demais com o que está porvir. 
     Como dizia Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

Um comentário: